◄ Voltar
Sobre o 'Nós'

Por Paulo Araújo

Há dez anos, quando foi lançado, o suplemento cultural NÓS, DO RN trazia uma carta de apresentação do seu idealizador, o jornalista Miranda Sá, ressaltando que a criação da publicação acontecia num momento em que o Departamento Estadual de Imprensa (DEI) passava por uma recuperação técnica do seu maquinário. De fato, foi uma grande conquista para os jornalistas e intelectuais do Rio Grande do Norte ver a cada mês o “Nós”, como é carinhosamente chamado, nas ruas e cidades potiguares. Ao longo de 104 edições, desfilaram por suas páginas os melhores nomes das nossas letras, escrevendo sobre absolutamente todos os temas que dizem respeito à cultura potiguar.

Se naquele distante 2004 o DEI vivia dias de alegria por ter novas máquinas, hoje comemoramos o próprio fazer jornalístico com uma vertente importante: resgatar a história do Departamento. Em fevereiro, relançamos o jornal A REPÚBLICA em forma de suplemento encartado no Diário Oficial. Lançado em 1889 e embrião da nossa Imprensa Oficial, o título estava sem circular há 24 anos. Para as gerações de potiguares que aprenderam a ler com A REPÚBLICA e para os talentos que abrilhantaram sua redação, não houve notícia melhor em 2015 – na contramão da crise que fechou tantos jornais Brasil afora.

Agora, chegou a hora de relançarmos o NÓS, DO RN. Desde janeiro de 2015, quando assumimos o DEI, demos início aos estudos deste belo projeto de reforma editorial e gráfica que você tem em mãos. À experiência do editor Edson Benigno, juntaram-­se o espírito curioso da jornalista Jussara Correia e o talento do designer Ígor Jales – recém chegado de uma temporada de estudos na Inglaterra. O resultado é uma publicação que a partir de agora, a cada dois meses, vai radiografar um tema até a exaustão. Por meio da colaboração das melhores inteligências do RN em diversas áreas (texto, fotografia, ilustrações etc), vamos revelar ao Brasil como somos orgulhosos de sermos daqui, do RN.

Escolhemos a Ribeira como tema especial neste retorno porque é aqui, neste bairro histórico e tão importante para Natal, que estamos instalados há 125 anos, no casarão d’A REPÚBLICA. Sentimos muito orgulho de tudo que apresentamos neste primeiro NÓS, DO RN desta nova fase e esperamos que você, Leitor – nossa razão maior de existir –, se sinta tão importante quanto nós em sermos do Rio Grande do Norte.

Expediente

GOVERNO DO ESTADO
DO RIO GRANDE DO NORTE

Governador
Robinson Mesquita de Faria

Vice-Governador
Fábio Berckmans Veras Dantas


ASSESSORIA DE
COMUNICAÇÃO SOCIAL

Assessora
Juliska Azevedo

DEPARTAMENTO ESTADUAL
DE IMPRENSA

Diretora Geral
Suzy Noronha


NÓS, DO RN

Editores
Jussara Correia

Projeto Gráfico
Ígor Jales

Diagramação
Thalles Florêncio

Ilustrações
John Kleiton

Av. Câmara Cascudo 355
Ribeira Natal-RN CEP.59025-280

nosdorn@rn.gov.br
(84)3232-6793 | 3232-6795