◄ Junho > Turismo


Complexo da Rampa e Centro de Convenções serão entregues neste ano

Demis Roussos

A ampliação do Centro de Convenções de Natal e a restauração do antigo prédio da Rampa, onde será instalado o Complexo da Rampa, estão dentro do cronograma e serão entregues até o final deste ano. Estas duas obras são de grande importância para o turismo da capital, maior atração de visitantes do Estado.

As obras do Centro de Convenções de Natal estão a todo vapor. O espaço está tendo a sua capacidade de público duplicada de seis para 12 mil pessoas. Esta ampliação acontece com recursos conveniados junto ao Ministério do Turismo, da ordem de R$ 30 milhões.

Já as obras do Complexo da Rampa, que abrigará um centro cultural e o Memorial do Aviador, reiniciadas há pouco mais de dois meses, caminham para 40% das ações concluídas.

“Com o prédio da Rampa pronto, tanto a parte antiga restaurada e a construção do Memorial do Aviador e outros equipamentos novos, queremos atrair, sobretudo, o turista norte-americano, cuja história durante o período da Segunda Guerra Mundial está intimamente relacionada ao nosso Estado”, comentou a presidente da Emprotur, Aninha Costa.

A Rampa para hidroaviões no rio Potengi foi ponto obrigatório para aviadores que atravessavam o Atlântico Sul, entre 1920 e 40. A posição estratégica de Natal, no “cotovelo” da América do Sul, também serviu como referência durante a Segunda Guerra Mundial, sendo o ponto para pouso de aterrissagem de aeroplanos e hidroaviões mais movimentado do mundo durante o período, quando abrigou a maior base militar dos EUA fora daquele país.

As obras foram iniciadas em 2013 e se encontravam paradas desde 2014, devido erros de projeto das vigas que sustentam o Memorial do Aviador. Só depois de sanados estes problemas é que se conseguiu a liberação dos serviços.

“Destravamos as burocracias que travavam o início ou reinício das obras porque entendemos que são equipamentos que elevarão o turismo, a economia e, no caso da Rampa, colaborarão para a melhoria social da área”, destaca o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Investimento no Turismo
Graças a investimentos realizados nesta área, foi registrado um crescimento, em 2016, de 12% na captação de turistas estrangeiros, enquanto o Nordeste teve queda de 7,25%. Em relação ao Brasil, que apresentou crescimento de apenas 4%, o índice é três vezes maior.

Um balanço realizado em maio mostra que mais de R$ 60 milhões estão sendo investimentos no Turismo pelo Governo do RN via programa Governo Cidadão. Isso tem permitido, entre outras coisas, a participação do Estado em feiras nacionais e internacionais, a realização de campanhas de atração de turistas, realização de eventos e obras.

Foi por meio dessa verba, por exemplo, que o RN participou, com um estande, da feira internacional de turismo TTG Incontri 2015, considerada a principal feira de turismo da Itália.

Também com esse investimento, o RN participou, em Portugal, da Feira de Viagens Mundo Abreu e da BTL Lisboa, entre os anos de 2015 e 2017, colaborando para a captação de turistas para o nosso estado.

Av. Câmara Cascudo 355
Ribeira Natal-RN CEP.59025-280

nosdorn@rn.gov.br
(84)3232-6793 | 3232-6795