◄ Junho > Audiovisual


Filme mostrará saga de Lampião no RN

Fotograma de Sílvio Coutinho do filme “Chapéu Estrelado”

O documentário “Chapéu Estrelado” foi realizado em maio de 2016 na região oeste do Rio Grande do Norte , Ceará e Paraíba com registro de depoimentos de familiares dos moradores da região que vivenciaram a passagem dos cangaceiros de lampião em 1927. A filmagem começou em Aurora no Ceará onde Lampião encontrou-se com Massilom para juntos tramarem o assalto a Mossoró.

Uirauna na Paraíba , Luiz Gomes, Antônio Martins, Riacho de Cruz, Apodi, Umarizal, Felipe Guerra e Mossoró no Rio Grande do Norte, localidades onde foram tomados depoimentos para o documentário, terminando as filmagens em Limoeiro no Ceará.

Foram mil quilômetros percorridos, treze dias de gravação que resultaram em dez horas de documentário realizando em 4 k. O filme é criação do escritor Iaperí Araujo e foi dirigido pelo cineasta Silvio Coutinho (RJ), tendo como produtor executivo o crítico Valério Andrade e produtora a Locomotiva Cinema de Arte no Rio de Janeiro. Por razoes técnicas será exibido em Mossoró somente um teaser do filme e cenas adicionais não incluídas na versão final de 90 minutos.

“Chapéu Estrelado” deverá ter estreia nacional em Natal, provavelmente no final do ano.

Av. Câmara Cascudo 355
Ribeira Natal-RN CEP.59025-280

nosdorn@rn.gov.br
(84)3232-6793 | 3232-6795