◄ Junho > Palavra do Governador


Fomento à cultura: um compromisso

Retrato Inacabado Claudio Oliveira Técnica mista, 2017 40x30

O acesso à cultura é parte dos direitos fundamentais de um cidadão. Garantir o acesso de todos a este universo, de forma democrática, é meta deste governo que tem se proposto a “governar para os últimos”, como costumo dizer.

Nesta gestão recuperamos nosso patrimônio arquitetônico, modernizando suas instalações para servirem ao povo pelas próximas gerações. Um exemplo é que destinamos 36 milhões de reais para os nossos equipamentos culturais administrados pela FJA, como o Adjuto Dias, em Caicó, Lauro Monte, em Mossoró, e de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal. São teatros que foram, estão ou serão restaurados.

Atendendo a um clamor da população, a reabertura da Biblioteca Câmara Cascudo, referência na capital, já está mais próxima de acontecer, com a liberação de recursos do Governo. Concluímos a recuperação do Museu Café Filho, preservando a memória do Estado e do primeiro potiguar a presidir o Brasil.

Também já foram iniciadas as obras de recuperação e adaptação do Memorial Câmara Cascudo, valorizando a cultura potiguar e a obra imortal de Luís da Câmara Cascudo. Outra referência nos livros de História, o museu da Rampa teve suas obras retomadas e será inaugurado ainda neste ano, tornando-se referência da nossa história e ponto turístico obrigatório.

Nas festas natalinas de 2016, conseguimos o feito inédito de reunir mais de mil músicos de todos os cantos do estado em um concerto. Grande parte das bandas receberam instrumentos musicais do Governo do Estado e mostraram seu talento na apresentação.

Fomos pleitear junto ao Governo Federal a administração da Fortaleza dos Reis Magos que se encontrava em processo de deterioração. Agora, um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte será totalmente restaurado, com um investimento de cerca de 10 milhões de reais já assegurado.

Ainda há muito a fazer.
O Governo do Estado pretende ainda apoiar muito mais a cultura, unindo este setor ao do turismo, como um diferencial. Vivemos um período de crise nacional e de um extenso perío- do de seca. As dificuldades são muitas, mas há de se considerar o esforço em realizar todas as ações aqui já citadas.

Vamos investir o que for possível na cultura do nosso estado, na valorização dos nossos talentos e na criatividade dos nossos artistas.

ROBINSON FARIA
Governador do Estado do
Rio Grande do Norte

Av. Câmara Cascudo 355
Ribeira Natal-RN CEP.59025-280

nosdorn@rn.gov.br
(84)3232-6793 | 3232-6795